Adobe Audition

Adobe Audition CC 2014

Editor de áudio profissional e suíte de pós-produção

O Adobe Audition foi lançado como um editor simples de áudio chamado Cool Edit Pro. Mas depois a Adobe viu que sua verdadeira fonte de ingressos seria um software de criação musical. Ler descrição completa

PRÓS

  • Interface limpa com abas
  • Permite editar frequências
  • Suporte para edição multipista
  • Suporte para edição de som surround 5.1 nativo
  • Tempo de abertura bastante rápido
  • Integração com o Creative Cloud
  • Adaptação para Mac

CONTRAS

  • Sem suporte MIDI
  • Sem um modo “simples” para edições mais fáceis
  • Sem ferramentas de gravação de CD
  • Exige assinatura do Creative Cloud

Excelente
9

O Adobe Audition foi lançado como um editor simples de áudio chamado Cool Edit Pro. Mas depois a Adobe viu que sua verdadeira fonte de ingressos seria um software de criação musical.

Editor de áudio profissional e suíte de pós-produção

O Adobe Audition é um estúdio de gravação multitrack (multipista) que oferece todo o requinte esperado dos produtos da Adobe. No entanto, pode deixar os novatos perdidos no jargão técnico. Após a instalação, o Adobe Audition procura formatos de áudio compatíveis no seu disco rígido, mas pede que especifique os tipos de arquivo que deseja associar a ele. Se você não fizer isso, o programa detecta cada arquivo de som único em seu disco rígido, ou seja, a sua biblioteca Adobe Audition será uma grande bagunça.

A interface do Adobe Audition é bastante limpa. Cada janela é separada por abas para manter o fácil acesso às seções File, Effects, Main e Mixer. Se não gosta do layout, é só utilizar a opção Unlock Panel, com a qual é possível separar e mover essas janelas para a posição de sua escolha. Dá para salvar sua própria organização como modelo de trabalho de acordo com o tipo de projeto em que estiver trabalhando.

Para descrever todas as possibilidades de edição do Adobe Audition, seria preciso mergulhar nos aspectos técnicos de composição e compressão de áudio, mas existem quatro principais modos para se familiarizar com elas.

O primeiro é o Waveform Display, que exibe a onda em forma gráfica. Em segundo lugar está o Spectral Frequency Display, que mostra graficamente e com cores a faixa de frequência. O Logarithmic Display faz exatamente o mesmo, mas, claro, mostra a onda como um logaritmo. Para produzir som estéreo, há também os Spectral Pan Display e Spectral Phase Display, que permitem obter um som estéreo perfeitamente sincronizado.

Edição simples no formato cortar e colar

A edição no Adobe Audition é realizada utilizando-se as famosas funções de cortar e colar, comuns à maioria dos programas de áudio e edição de vídeo. Basta marcar um ponto de entrada e outro de saída e cortar e colar o áudio até chegar ao resultado desejado. No entanto, o programa é muito mais avançado do que isso, pois é capaz de detectar padrões de ritmos e batidas e de estabelecer pontos iniciais e finais de acordo com eles.

Para utilizar esta função, porém, você terá que investir muito tempo no estudo do manual de ajuda (que, felizmente, é claro e detalhado). Também é possível usar uma função relativamente nova no campo da edição de áudio chamada Frequency Space Editing. Com ela, você pode editar determinadas frequências de som em vez de fazer isso com a onda inteira. E, claro, há também uma tonelada de efeitos para serem aplicados às suas produções, por exemplo a realização de distorções complexas.

Como toda a suíte de produtos Adobe, o Adobe Audition faz parte do Creative Cloud, com o qual é possível trabalhar online e offline. Em sua versão mais recente, a Adobe também melhorou a edição multipista, acrescentou novos efeitos e reduziu o nível do ruído absorvido pelo programa. Também recentemente adicionou ferramentas de correção de fase, o suporte para instrumentos virtuais VSTi e o som surround 5.1 nativo.

A suíte de edição multipista foi melhorada para ser mais rápida e manter a consistência do agrupamento de clipes em um modo de exibição multipista, o Multitrack View. A partir daqui, você pode fazer cortes e fusões de forma muito mais fácil. Outra possibilidade é salvar todos os arquivos de áudio em lote, aplicando formatos específicos de arquivo, locais, um nome padrão e muito mais.

Observe que, para aproveitar ao máximo o Adobe Audition, você vai precisar de uma boa placa de som. Para aqueles preocupados com o suporte MIDI, o Adobe Audition não oferece uma grande oferta nesta área, e para muitos usuários isso é um dos aspectos de configuração mais confusos do programa.

Suíte de gravação de alta qualidade

O Adobe Audition é um programa bastante avançado criado apenas para quem leva a sério a produção de áudio multitrack. Se estiver em busca de um editor simples de som, saiba que este programa é muito avançado e só vai deixá-lo frustrado. Se, contudo, quiser dar seus primeiros passos na área da edição profissional, o extenso manual de ajuda da Adobe vai garantir que você aproveite ao máximo este software rico e complexo.

Adobe Audition

Download

Adobe Audition CC 2014